Pontos Turísticos de Roma


Gente primeiro eu começo o post dizendo que eu tiro o chapéu pra cidade no quesito ponto turístico.... ......ooooo lugar perfeito pra turistar.
Roma tem infinitos pontos turísticos, então eu coloquei aqui os principais que fizemos em nosso roteiro e que eu acho que não podem ficar de fora da sua viagem.
No decorrer do post também vou colocar o valor do ingressos(que eu lembrar) .
Então vamos lá:

 Coliseu



Essa deve ser a primeira parada em Roma.
O Coliseu é um Anfiteatro romano feito em 72 a.c, e tá la ... de pé até hoje encantando italianos e a turistada do mundo todo.
Ir a Itália e não conhecer o Coliseu é a mesma coisa que vir ao Rio de Janeiro e não conhecer o Cristo Redentor.
Então vamos lá.... vamos de fotinhos.




Lá dentro tem como visualizar a parte subterrânea, tem uma lojinha de souvenir que vende moedas do tempo que Roma era um império, tem um mini museu que expõe estátuas e objetos achados dentro das ruínas.

O ingresso custa 12 eu e te dá acesso tanto ao Coliseu, quanto ao Palatini e ao Fórum Romano.
Vou te falar que estar dentro de lugar foi uma emoção enorme, tudo bem que a pessoa aqui se emociona e chora por tudo , mas é realmente incrível.

Fontana di Trevi

A Fontana di Trevi era o lugar que eu mais sonhava em conhecer em Roma.... e como sempre tem que me acontecer alguma coisa .... taí a melhor foto que consegui tirar na maior e mais conhecida fonte do mundo.
Infelizmente a fontana tava em obra, na verdade a Europa inteira estava em obra, e não tinha nem água, nem luz, nem como chegar perto da fonte.
Gente.... bateu uma tristeza grande que vocês não fazem ideia. Ela é muito linda olha :
A visitação é grátis obviamente, pode te custar no máximo uma moedinha pra gastar fazendo um desejo na fonte.

Piazza Venezia




A  Piazza Venezia pra mim é o ponto central de Roma e onde todos as ruas se interligam e levam a algum lugar.
Toda vez que pegávamos um ônibus ele passava por ali, toda vez que nos perdíamos por alguma rua ela dava ali, toda vez que olhávamos ao redor procurando por algo enxergávamos a praça que foi feita em homenagem a um cardeal veneziano.
Então fique tranquilo porque você vai ter essa bela visão por várias vezes durante sua estadia em Roma. Dá pra pagar e pegar um elevador que te leva ao topo da Piazza e te dá uma visão privilegiada da cidade.

Palatino






O Monte Palatino é uma das 7 colinas de Roma , e é hoje um museu a céu aberto com suas ruínas históricas.
Um lugar lindo que realmente bos remete a tempos antigos e nos faz viajar na história.
De lá também se tem uma ótima visão, principalmente do Fórum Romano, que vai ser a próxima atração de que vamos falar.
                                                        
Subindo a colina
                                  
       Visão que se tem lá de cima

Fórum Romano



O Fórum Romano é a mais impressionante reunião de ruínas antigas da Itália, um conjunto de obras arquitetônicas muito importantes para a construção da história da Roma antiga .
E agora um lindo museu a céu aberto que nos proporciona a sensação de nos sentirmos pertencentes daquela civilização que ali vivia.
Dica: Se for no verão como eu, vá com roupa fresca, sapato bem confortável, protetor solar e muito ânimo, porque o local é muuuito quente, e há muita areia, poeira...o q faz a sensação térmica aumentar.





Piazza Navonna





Esse pedacinho da cidade onde onde se encontra a Piazza Navonna é um local bem fofo e super turístico porque a praça é cheia de artesanatos locais, pintores e caricaturistas que ficam lá expondo e oferecendo seus serviços que são lindos, porém com o preço um pouco salgado.
Mas vale a pena passar por mais esse pedacinho de história de Roma... em seus arredores você pode curtir restaurantes, cantinas tipicamente italianas e observar casinha cheias de folhagem na faixada e de flores na sacada... coisa marrrr linda gente.


Pantheon





O Pantheon é um célebre sobrevivente que ultrapassou as expectativas dos século e está de pé em plena boa forma, possuindo a maior cúpula redonda do mundo, sem reforço, cúpula essa que supera a gravidade por quase 2 mil anos , com suas incríveis 5 mil toneladas de concreto.
É um dos monumentos históricos da cidade que está em melhor conservação.
Hoje ele é usado como igreja, e sua entrada é grátis, tanto pra tirar uma foto, quanto pra dar uma olhada no túmulo do artista Rafael, quanto pra assistir uma missa.




Termas de Caracala


O que antes eram ternas e uma parte importante da vida social da Roma antiga, hoje é uma ponto turístico lindíssimo, com ruínas que nos deixam boquiabertos, e que é palco para grandes manifestações,  espetáculos como óperas no verão italiano, e show dos 3 tenores.
O ingresso é cerca de 7 eu.



Piazza di Spagna

A Piazza di Spagna não é apenas uma simples praça, é um ponto turístico visitadíssimo e super movimentado de Roma.
Lá você encontra uma escadaria imensa e linda, onde nos fins de tarde encontra gente do mundo todo curtindo uma boa música dos artistas de rua, que são muito comuns na Europa.
No topo da escaria fica a Igreja Trinitá dei Monti e lá embaixo ao fim dos degraus está a Fontana della Barccia obra barroca esculpida pelo Bernini.
E nos arredores da piazza existem vários cafés  e lojas ...e mais lojas...que foram uma perdição. kkkk.





Circos Massimo

Tá aí um lugar que eu tinha muita curiosidade de conhecer em Roma. Nas fotos que eu via nas minhas pesquisas na época que eu tava montando nosso roteiro eu fiquei encantada com esse lugar onde aconteceram os primeiros jogos romanos. Olha como era bonito....

Mas como na vida nem tudo é perfeito, e não sabia que o verão em Roma era tão quente a ponto de deixar o Ciscos assim óóóó....

oooooo Vida cruel essa de viajante que idealiza demais as coisas ou os lugares kkkkk


Arco de Tito

Esse monumento erguido em comemoração a conquista de Jerusalém pelo imperador Flávio Tito fica ali bem grudadinho ao do Forum Romano.

Arco di Constantino

Mais um arco pra entrar pro nosso currículo.
Esse fica bem em frente ao Coliseu.
E foi oficialmente inaugurado em 315 d.c ....tem noção de quanto tempo ele tá ali...de pé...lindo e magestoso.
Por isso Roma é tão incrível.



Teatro di Marcelo

O teatro que foi construído em 13 d.c, e se chama Teatro di Marcelo também poderia ser chamado pelos mais íntimos, carinhosamente de Mini Coliseu, ou Coliseuzinho kkkk
Olha que lindo ele é. E o que mais assusta é o seu bom estado de conservação.


Castel Sant`angelo

Toda princesa como eu, e minhas amigas companheiras de viagem, sonhavam em conhecer um castelo... mas assim...um castelo de verdade sabe...
Então resolvemos conhecer esse lugar encantador da cidade, que fica bem pertinho do Vaticano, e que data de 139 d.c e foi construído para ser um mausoléu da família de Adriano, um pouco depois virou uma fortaleza militar onde foram presos muitos patriotas na época da unificação da Itália, já pertenceu também aos papas.... inclusive um deles afirma ter visto o Arcanjo Miguel no topo do Castelo, por isso uma estátua de um anjo coroa o edifício.
A entrada no Castelo custa 12eu.




Vaticano

Bom, por último mas não menos importante vem o tão famoso Vaticano, que é um estado soberano e sede da igreja católica , que fica dentro da cidade de Roma.
Nesse momento do dia nós já estávamos realmente exaustos pois já tínhamos andado muuuito, cerca de uns 5 km, o que no sol escaldante do verão de Roma pode te deixar mortaaa; então pelo cansaço, pela fila gigantesca, e pelo fato do ingresso do vaticano que da acesso a Capela Sistina sem fila ser caríssimo... nós preferimos ficar só pela frente mesmo, tiramos umas fotinhos e fomos tomar o vigésimo gellato do dia porque a final ninguém é de ferro.



Roma


Estar em Roma sempre foi um sonho pra mim. Desde menina quando assistia nossas novelas que falavam da imigração de italianos, e que nos deixava familiarizados com a cultura, a comida e o sotaque desse povo mais que lindo. Vou admitir que meu sonho ficou ainda maior depois que vi a novela Terra Nostra,com sua abertura feita com uma ópera linda (que eu vivia cantando aos quatro ventos) , e a personagem principal tinha meu nome do jeitinho italiano : Giuliana. 
Esse foi o meu primeiro contato com a Itália. 



Mas com o passar dos anos e conforme fui me interessando por viagens fui notando que além de ter uma história linda....o país também tem uma geografia marcante, que nos dá opções de norte a sul, de praia a alpes nevados, de colinas gigantescas a cidades abaixo do nível do mar, com cenários paradisíacos. E isso só fez crescer meu sonho de conhecer essa terrinha linda, sonho que realizei no ano de 2015, e vou contar como foi pra vocês agora.

 Então vamos lá... porque como dizem... quem tem boca vai a Roma. E eu fui, então vou falar como foi essa experiência incrível.

A cidade

Bom estar em Roma é como andar em um livro de história antiga, a final a cidade tem mais de 2500 anos.
Mas vamos ao que nos interessa, o presente, como é estar em Roma agora.
A cidade é cercada por ruínas, prédios históricos tombados, monumentos enormes, estruturas gigantescas e com pontos turístico a cada virada de esquina.
Mais mesmo com tanta antiguidade Roma é uma metrópole , e como toda grande cidade ela é super movimentada, com trânsito intenso, com uma quantidade enorme de restaurantes e lojas, e obviamente turistas por toda parte, afinal ela é uma das mais importantes cidades da Europa.



Hospedagem

Bom, hospedagem é uma coisa muito pessoal, vai do gosto da pessoa, e dos requisitos que cada um acha mais adequados em cada lugar.
Mas a minha dica é, fique num hotel ou hostel se preferir que seja mais próximo a Piazza Venezia, que pra mim é o ponto central da cidade, de onde tu pode partir pra qualquer ponto turístico.
Nós ficamos num hotel chamado Residenza Ludovisi, na Via Veneto , que é uma das ruas mais famosas, elegantes e caras de da cidade. Porém a diária do hotel é super acessível , e possui café da manhã incluso, o que não é muito comum na Europa, pois sempre se tem que pagar uma taxa extra pelo café.
Nosso hotel ficava bem  próximo da Piazza di Spagna, da Fontana di Trevi, Piazza Venezia, e fomos até o Vaticano a pé(esse anda bem mais, mas andar em Roma faz parte do prazer de vivenciar a viagem).
Há quem diga que se hospedar na região do Trastevere tbm é legal, porque lá é tudo muito charmoso, mas eu achei mais distante dos Pontos turísticos de Roma ( que você pode ver nesse post).

 

 



                                                                 Via Venneto
                                           
                                                         Hotel Residenza Ludovisi

                                                               Quarto do Hotel

     O bom de ter ficado nessa rua foi ter achado ao lado do nosso hotel esse restaurante ótimo, com atendimento de primeira, garçons super simpáticos, comida gostosa e preço bom, bom mesmo.
                                           Restaurante II Fiammífero  Strano
                                                     






Transporte 

Por ser uma cidade assim , Roma não pode ter sua estrutura física muito modificada com obras, metrô e tudo mais. Por isso a melhor opção de transporte é o ônibus que é super barato, 1,50 eu que te deixa em pontos específicos da cidade (não é como aqui no Brasil, que a gente dá sinal e ele para, lá tem pontos fixos) ou andar a pé mesmo, que pra nós é a melhor opção já que a cidade é linda, queríamos conhecer tudão, e um ponto turístico fica sempre perto do outro.


Obs: sobre andar de ônibus em Roma.... é realmente estranho pois a primeira vez que fomos usar comprei dois bilhetes, um de ida e um de volta,na banca de jornal próxima ao ponto, entramos no ônibus e não tinha cobrador, o motorista ficava em uma redoma de acrílico sem ter nenhum tipo de contato com os passageiros, não havia roleta e nem lugar algum pra colocarmos o ingresso....as pessoas subiam e desciam tanto pela porta da frente quanto pela de trás. E eu e meu grupo sem sabermos o que fazer guardamos nossos ingressos na bolsa caso alguém alguma hora pedisse.....e assim ficamos  por 5 dias.....era literalmente transporte público. Entra e sai quem quer, pagando ou deixando de pagar.
AAAA e o trânsito é bem doido tá....achei pior que no Brasil.


Culinária

Como eu sou completamente apaixonada pela culinária do meu país e depois de ir lá pra fora constatei que o Brasil realmente tem a culinária mais variada que existe, e como também sou apaixonada pelas comidas italianas, dou a eles o 2º lugar de melhor culinária kkkkk
Gente, me esbaldei de um jeito que pensei que ia pagar excesso de peso no avião por conta do que ia engordar, a sorte é que o mesmo tanto que a gente come lá, é o tanto que andamos pra conhecer a cidade, então da pra queimar as calorias e dar uma compensada.
Mas voltando as comidas... era um sonhoooooo...... era melhor do que eu imaginava.
A massa do macarrão é muito saborosa, os molhos, principalmente os que levavam tomate, eram totalmente diferentes de tudo que eu já havia provado, as lasanhas são simples e muito gostosas, a pizza eu realmente acho que o conjunto da brasileira é melhor (por termos mais diversidade de sabores e por nossa massa ser macia) mas a qualidade dos ingredientes da italiana impressiona.
Aí ainda tem os  calzones,canelones, brushettas, cannolis, tiramisus, sfogliatella, chessecake.
Mas o Oscar vai obviamente para o famoso Gellato....gente....o sorvete italiano poderia ser eleito como uma das 7 maravilhas do mundo tranquilamente, e isso não é exagero. Que troço delicioso.


                                 Macarrão Alfredo na casquinha de parmesão

                                         

                                                   Risoto de Camarão


                                                     Nhoque ao Sugo


                                                   Lasanha a bolonhesa 


                                                   Cannoli de marmelo


                                                       Petit Gateau 


                                                                 Gellato