O dia começou lindo e ensolarado, feito para um passeio num jardim, ao ar livre, e foi assim que começamos o dia.
Jardim de Luxemburgo
PAZ descreve bem o que sentimos ao entrar pelos portões do Jardim de Luxemburgo.
Ele que é o maior parque público de Paris, com 224 mil metros quadrados, que hoje é sede do Senado Francês, mas nos primórdios era casa de veraneio de Maria de Médicis, viúva do rei Henrique IV, que queria construir uma réplica do Palácio de Petti.
Logo na entrada se percebe o quão grande ele é pelo extenso caminho que começa nos portões, passando por fontes de água potável, bancos para descanso, pinheiros enormes, chafarizes, estatuas, até chegar ao Palácio principal, que ao seu lado possui mais jardins, estufa, fontes.
Pantheon
Prédio com uma faixada de estrutura monumental, e uma cúpula de 83 metros de altura,mais que especial e criativa. Feito em arquitetura neo clássica para abrigar uma igreja da padroeira da cidade, hoje guarda os restos mortais de várias personalidades francesas como Voltaire, Rousseau, Victor Hugo.Eu e Gabi
Na entrada
A cúpula
obs: ao lado direito do Pantheon tem uma lojinha de lembrancinhas muito boa, passamos pelo menos 1 hora lá, fazendo a limpa na loja. Compramos de um tudo, foi complicado andar com tanta sacola depois , porque o dia ainda seria longo, mas valeu a pena pela variedade de coisas e pelo preço.
Notre Dame
A famosíssima Notre Dame é uma Catedral em estilo gótico, criada em 1163, situada na pequena Iha lle de lá Cité, que é rodeada pelo Rio Senna.
A fila pra entrada era gigantesca, mas a arquitetura,os vitrais antigos e o órgão centenário que é tocado lá vale a visita.
Confesso que me senti um pouco assustada com o clima melancólico e sinistro ao mesmo tempo, mas parecia que estávamos dentro do conto da disney olhando aquelas gárgulas, e parecia que a qualquer momento encontraríamos o CORCUNDA. kkkkk
Passada minha imaginação fértil, fomos procurar a escada que nos levaria a torre famosa, que é usada como mirante, mas descobrimos que teríamos que pegar outra fila também gigantesca.
Resumindo: desistimos de subir e partimos pra próxima parada.
Gallerie Lafayette
Essa galeria é um gigantesco shopping que reuni as principais e mais caras marcas do mundo.
Assustadoramente linda por dentro, e luxuosa também.
Sacre Coeur
Localiza-da no ponto mais alto de Paris, a basílica é uma linda construção em estilo romano e bizantino, toda feita em mármore em tom branco.
É um ótimo ponto pra observar a cidade, e sua escadaria recebe viajantes sedentos por descanso, músicos de rua que se apresentam para praticamente uma multidão, pessoas que simplesmente sentam para admirar a paisagem, e fiéis que vão lá conhecer a segunda igreja mais famosa de Paris.
Eles cobram poucos euros pra entrar na igreja, mas confesso que achei muito estranho nós visitantes passeando pela igreja enquanto a missa estava rolando.
Bom...depois dessa andança toda o que nos restou foi encerrar o tour do dia.