Roma


Estar em Roma sempre foi um sonho pra mim. Desde menina quando assistia nossas novelas que falavam da imigração de italianos, e que nos deixava familiarizados com a cultura, a comida e o sotaque desse povo mais que lindo. Vou admitir que meu sonho ficou ainda maior depois que vi a novela Terra Nostra,com sua abertura feita com uma ópera linda (que eu vivia cantando aos quatro ventos) , e a personagem principal tinha meu nome do jeitinho italiano : Giuliana. 
Esse foi o meu primeiro contato com a Itália. 



Mas com o passar dos anos e conforme fui me interessando por viagens fui notando que além de ter uma história linda....o país também tem uma geografia marcante, que nos dá opções de norte a sul, de praia a alpes nevados, de colinas gigantescas a cidades abaixo do nível do mar, com cenários paradisíacos. E isso só fez crescer meu sonho de conhecer essa terrinha linda, sonho que realizei no ano de 2015, e vou contar como foi pra vocês agora.

 Então vamos lá... porque como dizem... quem tem boca vai a Roma. E eu fui, então vou falar como foi essa experiência incrível.

A cidade

Bom estar em Roma é como andar em um livro de história antiga, a final a cidade tem mais de 2500 anos.
Mas vamos ao que nos interessa, o presente, como é estar em Roma agora.
A cidade é cercada por ruínas, prédios históricos tombados, monumentos enormes, estruturas gigantescas e com pontos turístico a cada virada de esquina.
Mais mesmo com tanta antiguidade Roma é uma metrópole , e como toda grande cidade ela é super movimentada, com trânsito intenso, com uma quantidade enorme de restaurantes e lojas, e obviamente turistas por toda parte, afinal ela é uma das mais importantes cidades da Europa.



Hospedagem

Bom, hospedagem é uma coisa muito pessoal, vai do gosto da pessoa, e dos requisitos que cada um acha mais adequados em cada lugar.
Mas a minha dica é, fique num hotel ou hostel se preferir que seja mais próximo a Piazza Venezia, que pra mim é o ponto central da cidade, de onde tu pode partir pra qualquer ponto turístico.
Nós ficamos num hotel chamado Residenza Ludovisi, na Via Veneto , que é uma das ruas mais famosas, elegantes e caras de da cidade. Porém a diária do hotel é super acessível , e possui café da manhã incluso, o que não é muito comum na Europa, pois sempre se tem que pagar uma taxa extra pelo café.
Nosso hotel ficava bem  próximo da Piazza di Spagna, da Fontana di Trevi, Piazza Venezia, e fomos até o Vaticano a pé(esse anda bem mais, mas andar em Roma faz parte do prazer de vivenciar a viagem).
Há quem diga que se hospedar na região do Trastevere tbm é legal, porque lá é tudo muito charmoso, mas eu achei mais distante dos Pontos turísticos de Roma ( que você pode ver nesse post).

 

 



                                                                 Via Venneto
                                           
                                                         Hotel Residenza Ludovisi

                                                               Quarto do Hotel

     O bom de ter ficado nessa rua foi ter achado ao lado do nosso hotel esse restaurante ótimo, com atendimento de primeira, garçons super simpáticos, comida gostosa e preço bom, bom mesmo.
                                           Restaurante II Fiammífero  Strano
                                                     






Transporte 

Por ser uma cidade assim , Roma não pode ter sua estrutura física muito modificada com obras, metrô e tudo mais. Por isso a melhor opção de transporte é o ônibus que é super barato, 1,50 eu que te deixa em pontos específicos da cidade (não é como aqui no Brasil, que a gente dá sinal e ele para, lá tem pontos fixos) ou andar a pé mesmo, que pra nós é a melhor opção já que a cidade é linda, queríamos conhecer tudão, e um ponto turístico fica sempre perto do outro.


Obs: sobre andar de ônibus em Roma.... é realmente estranho pois a primeira vez que fomos usar comprei dois bilhetes, um de ida e um de volta,na banca de jornal próxima ao ponto, entramos no ônibus e não tinha cobrador, o motorista ficava em uma redoma de acrílico sem ter nenhum tipo de contato com os passageiros, não havia roleta e nem lugar algum pra colocarmos o ingresso....as pessoas subiam e desciam tanto pela porta da frente quanto pela de trás. E eu e meu grupo sem sabermos o que fazer guardamos nossos ingressos na bolsa caso alguém alguma hora pedisse.....e assim ficamos  por 5 dias.....era literalmente transporte público. Entra e sai quem quer, pagando ou deixando de pagar.
AAAA e o trânsito é bem doido tá....achei pior que no Brasil.


Culinária

Como eu sou completamente apaixonada pela culinária do meu país e depois de ir lá pra fora constatei que o Brasil realmente tem a culinária mais variada que existe, e como também sou apaixonada pelas comidas italianas, dou a eles o 2º lugar de melhor culinária kkkkk
Gente, me esbaldei de um jeito que pensei que ia pagar excesso de peso no avião por conta do que ia engordar, a sorte é que o mesmo tanto que a gente come lá, é o tanto que andamos pra conhecer a cidade, então da pra queimar as calorias e dar uma compensada.
Mas voltando as comidas... era um sonhoooooo...... era melhor do que eu imaginava.
A massa do macarrão é muito saborosa, os molhos, principalmente os que levavam tomate, eram totalmente diferentes de tudo que eu já havia provado, as lasanhas são simples e muito gostosas, a pizza eu realmente acho que o conjunto da brasileira é melhor (por termos mais diversidade de sabores e por nossa massa ser macia) mas a qualidade dos ingredientes da italiana impressiona.
Aí ainda tem os  calzones,canelones, brushettas, cannolis, tiramisus, sfogliatella, chessecake.
Mas o Oscar vai obviamente para o famoso Gellato....gente....o sorvete italiano poderia ser eleito como uma das 7 maravilhas do mundo tranquilamente, e isso não é exagero. Que troço delicioso.


                                 Macarrão Alfredo na casquinha de parmesão

                                         

                                                   Risoto de Camarão


                                                     Nhoque ao Sugo


                                                   Lasanha a bolonhesa 


                                                   Cannoli de marmelo


                                                       Petit Gateau 


                                                                 Gellato



Veneza - parte 2





Veneza é uma cidade no nordeste da Itália situado sobre um grupo de 117 pequenas ilhas separadas por canais e ligadas por pontes. Ela está localizado na pantanosa Lagoa de Veneza, que se estende ao longo da costa entre as bocas dos rios Po e Piave.

Eu sou bem apaixonada por Veneza e vou continuar mostrando os pontos mais interessantes da cidade nessa segunda parte de postagens dessa ilha maravilhosa.

Piazza San Marco

É  a praça central da principal região de Veneza, que reúne os principais marcos da cidade, como a Basílica de San Marco (que é uma das mais de 200 igrejas que existem em Veneza) Palazzo Ducale, a Torre do Campanário, a Ponte dos Suspiros, , a Torre do Relógio, o Gran Canal, o Museu Correr e muitos outros prédios históricos.
Assim, essa praça é bem conhecida por sem refúgio dos pombos, que dizem te aos montes por lá, mas confesso que não tinha nem um pra contar história, e também por ser inundada quando a grande temporais ou quando a maré sobe, isso eu também não presenciei.
Mas é uma praça linda, e o maior espaço aberto de Veneza, já que a cidade é preenchida por inúmeros canais e vielas.






Torre do Campanário

É uma torre  de tijolos do século IX, de 99 metros de altura, que aloja 5 sinos do campanário.
Subimos de elevador, e lá em cima possui a vista mais perfeita de Veneza, perfeita mesmo gente, não me cansava de olhar.
Ainda tive a sorte de pegar o badalar dos sinos.






Passeio de Gôndola

Li em muitos sites e blogs de viagem que por ser caro(100 euros), o passeio de gôndola era dispensável, e poderia ser substituído pelo transporte público da cidade que é o chamado Vaporeto (que custa 7eu).
 Mas sinceramente acho que um passeio não tem nada haver com o outro, andar de Vapotero é realmente bom e mais barato, mas ir a Veneza e não andar de gôndola, é a mesma coisa que ir a Paris e não ver a Torre Eiffel. 
O andar de gôndola tem o clima totalmente diferente, a perspectiva de visão da cidade é outra, e a gente se sente realmente em Veneza,  ali que cai realmente a ficha que você está na cidade do amor.
Tudo de bommmmm gente, o canal não tem mau cheiro, não é sujo, as casas antigas são fofíssimas, os gondoleiros são incrivelmente bem preparados e passam em lugares que um Vaporeto nunca passaria. Vale superrrrrr o preço.









Gelato

Bom, na Itália toda hora é hora de tomar GELATO.....sim GELATO....porque gelato definitivamente não é a mesma coisa que sorvete.
Gelato deveria ser eleito uma das 7 maravilhas do mundo moderno..........................................
que coisa gostosa gente!!!!!!!!!
Não provei nenhum, nenhunzinho que fosse ruim.
Mas posso eleger meu top 3: 
Em 3º lugar - Gelato de Guaiava (goiaba)
Em 2º lugar - Gelato de Cioccolato con Nutella ( chocolate com nutella)
E em primeiríssimo lugar - Fragola (morango)
Gente, assim... não da pra explicar, olhando no pote ele parece sorvete derretido, colocando na boca você sente uma textura que não parece com nenhuma outra coisa, é uma cremosidade incrível, não sente hidrogenada, tem o puríssimo gosto da fruta.
Eu realmente perdi  linha ....e comi muuuuuito, ainda mais no verão da Itália, que eu vou te falar que não perde nada pro do Brasil, hein!!! Calorão mesmo gente! Perfeito pra tomar um .... GELATO.

Músicos de Rua

Os músicos de rua são uma atração à parte em Veneza (na realidade em toda Europa).
A cada virada de rua uma nova visão e um novo som.
Músicas clássicas tocadas lindamente , que fazem a trilha sonora dos viajantes.




Quer saber mais de Veneza...tirar dúvidas ou pedir dicas? Então entre em contato conosco através das nossa redes  sociais. Será um prazer te ajudar!


Verona



                                                              
      Pórtico da cidade

Verona é uma cidade italiana, da região de Veneto. 

Ao que parece foi fundada pelos celtas aproximadamente em 100 a.c .
Foi  declarada matrimônio da humanidade por conta de sua arquitetura, estrutura urbana e história.
Verona é um dos locais onde se passa a história de Romeu e Julieta, e no centro da cidade existe uma vila, que pelo que consta é onde Julieta morava....por isso essa casa  virou ponto turístico mais que certo na chamada Cidade dos Namorados.

Como chegar em Verona

Bom, não há dificuldades para se chegar a Verona.
A cidade tem aeroporto.
 No meu caso a opção escolhida foi o trem da Trenitalia que levou cerca de uma hora e meia no deslocamento. Nós estávamos em Veneza e fizemos um bate- volta.

As linhas de trem da Itália, aliás...da Europa...são super interligadas com paradas em muitíssimas cidades,interligando até países... com muitas opções de horário. 
O melhor de fazer esse percurso de trem é a paisagem genteee....linda demais...cheia de campos de girassóis, flores, e a arquitetura toda peculiar das cidadezinhas da Itália.



Principais Pontos Turísticos


Arena (anfiteatro romano)

Assim que se chega na praça central da cidade, logo se a vista Arena de Verona, linda e muito bem conservada, a arena é uma espécie de anfiteatro romano, bem parecida com o Coliseu.
No verão, ela vira sede de grandes espetáculos de ópera, com os maiores clássicos musicais da Itália.
Eu , como apaixonada por ópera, sonhava em assistir um dos espetáculos, mas infelizmente na semana em que programamos estar na cidade, não haveria show.
Pra entrar na arena nós pagamos 4 eu , em 2015.
E valeu muito a pena a visita.







Casa de Julieta

Bom, eu soube da existência da casa de Julieta por ela ter sido set de gravação do filme Cartas para Julieta, que é um dos meus preferidos, e que faz uma senhora propaganda da cidade.
E depois de ter assistido ao filme, seria impossível ir a Itália e não dar um pulinho em Verona, e mais impossível ainda ir em Verona e não dar um pulinho na casa de Julieta.
Assim que entramos na pequena vila, notamos que as paredes do corredor que leva até a casa são todas escritas, com versos de poesias, declarações de amor, nomes de casais, e desabafos apaixonados.
assim que passamos pelo corredor se vê a casa do lado direito, com o famoso balcão de Julieta. Uma estátua dela a frente, sempre com uma grande fila para se tirar foto nela, e para colocar a mão no seu seio direito...pois dizem que dá sorte no amor, e ao lado esquerdo uma lojinha para comprar souvenirs.
Pode-se entrar na casa, mas no horário que chegamos ela estava fechada. se não me engano era cerca de 8 eu.




Ponte di Castelvecchio  ou Ponte Scaliger

É uma ponte medieval, construída junto a fortaleza de Castelvecchio e sobre o rio Adige.
Também foi cenários do filme Romeu e Julieta, e a sua vista é espetacular.





Então, se ainda te resta alguma dúvida sobre Verona, pode fazer perguntas ...é só entrar em contato conosco através de nossas redes sociais.